brasil no processo de paz no oriente médio

12/03/2013 09:08

Brasil assumirá papel mais efetivo no processo de paz no Oriente Médio

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse neste domingo em Jerusalém, durante uma viagem oficial a Israel e aos territórios palestinos, que o Brasil assumirá um papel mais efetivo nos esforços de paz na região.

"Veremos o Brasil adotando um perfil em linha com seu peso econômico, ao fato de que mantemos relações amigáveis com todos os membros das Nações Unidas e não temos inimigos", disse Patriota ao presidente israelense, Shimon Peres.

"Talvez estejamos em uma situação única para escutar todas as partes e participar dos esforços da paz", afirmou o chanceler. Patriota começou hoje em Jerusalém seu périplo de dois dias pela região, que o levará na segunda-feira para a cidade de Ramala, na Cisjordânia, onde ele se reunirá com dirigentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Em Israel, Patriota encontrará hoje o chefe de Governo, Benjamin Netanyahu, e o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, entre outros ministros.

Em sua reunião com Peres, Patriota disse que o governo brasileiro é "muito consciente das tensões na região, origem de grande preocupação para o Brasil", como a situação na Síria e o estagnado processo de paz entre israelenses e palestinos.

"Gostariamos de ver a paz entre Israel e os palestinos avançando em um ritmo mais rápido, mas parece que há uma paralisia no que algum dia se denominou processo de paz", afirmou.