Falha paralisa sistema de refrigeração da usina de Fukushima

05/04/2013 09:52

Falha paralisa sistema de refrigeração da usina de Fukushima

Falha paralisa sistema de refrigeração da usina de Fukushima

Tóquio, 5 abr (EFE).- A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, anunciou nesta sexta-feira a paralisação do sistema de refrigeração da piscina de combustível usado do reator 3, no segundo incidente deste tipo em apenas um mês.

Segundo a companhia, às 14h27 locais soou o alarme indicando um problema na parte elétrica do sistema.

A empresa apontou que não foi detectado nenhum vazamento de radiação até o momento e que espera restaurar o sistema de refrigeração hoje mesmo.

O incidente acontece poucas semanas depois que um problema na provisão de energia desativou os sistemas de refrigeração das piscinas de combustível usado das unidades 1, 3 e 4, demonstrando a vulnerabilidade da usina, que o Governo decretou em estado de 'parada fria' em dezembro de 2011.

As piscinas, que armazenam centenas de barras de combustível nuclear usado a altíssimas temperaturas, devem ser mantidas refrigeradas com sistemas de circulação de água para evitar que o líquido em seu interior evapore e que as barras possam emitir radiação à atmosfera.

O terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 provocaram na usina nuclear de Fukushima o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, em 1986, o que forçou a evacuação de milhares de pessoas que viviam em torno da central e afetou gravemente a agricultura, pecuária e pesca da região.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

https://noticias.br.msn.com/mundo/falha-paralisa-sistema-de-refrigera%c3%a7%c3%a3o-da-usina-de-fukushima