Governo português pede ajuda ao Brasil para superar crise econômica

10/06/2013 22:39

Na visita da presidente Dilma Rousseff a Lisboa, O governo de Portugal pediu ajuda ao Brasil para superar a crise econômica. O motivo oficial da visita foi o encerramento do ano do Brasil em Portugal.

 
 
 
 
 

Na visita da presidente Dilma Rousseff a Lisboa, O governo de Portugal pediu ajuda ao Brasil para superar a crise econômica.

O motivo oficial da visita foi o encerramento do ano do Brasil em Portugal. Durante dez meses artistas brasileiros se apresentaram em uma casa de shows criada especialmente para o evento. O governo quer agora manter o espaço aberto para difundir a cultura brasileira no exterior. A presidente também se encontrou com líderes portugueses, como o ex-primeiro ministro e ex-presidente Mário Soares.

Mas Portugal espera do Brasil bem mais. Os dirigentes portugueses gostariam de receber um apoio econômico mais efetivo, por exemplo, com investimentos de empresas brasileiras, o que poderia ajudar o país a sair mais rapidamente da crise.

A crise econômica da Europa foi um dos principais assuntos das reuniões de Dilma Rousseff com o primeiro ministro Passos Coelho e o presidente Cavaco Silva. Num discurso, o presidente português pediu especificamente mais investimentos do Brasil. A ajuda poderia ser por meio da participação de empresas brasileiras na compra de estatais portuguesas. “Estou convencido de que esta visita da presidente da República do Brasil contribuirá para alertar os empresários brasileiros para as potencialidades de Portugal”, disse.

Num discurso, Dilma Roussef garantiu que o Brasil tem interesse em aumentar a cooperação comercial com Portugal. “O Brasil teve sempre um olhar de preocupação quando tratamos das questões relativas à crise econômica que afeta a Europa. Eu expressei para o presidente o meu desejo de que estejam mais próximos os momentos que vão levar uma retomada do crescimento, portanto, de uma melhoria para as populações européias.