Mandela está bem e segue melhorando da pneumonia, diz esposa

05/04/2013 09:44

Mandela está bem e segue melhorando da pneumonia, diz esposa

Mandela está bem e segue melhorando da pneumonia, diz esposa

Johanesburgo, 5 abr (EFE).- O ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, se encontra bem e mostra-se cada vez 'melhor' da pneumonia que levou à sua internação em 27 de março, assegurou sua esposa, Graça Machel.

'Madiba - como ele é conhecido na África do Sul - está bem, e cada vez se encontra melhor', disse Graça ontem à noite à emissora local 'Eyewitness News'.

'Está no hospital simplesmente porque os médicos querem assegurar-se de que está suficientemente forte para voltar para casa e que não terá uma recaída', explicou a terceira esposa do ex-mandatário de 94 anos.

Mandela foi internado há nove dias devido a uma 'recaída' da pneumonia que o acometeu em várias ocasiões, segundo anunciou a Presidência sul-africana três dias após sua hospitalização.

Um dos netos do ex-presidente, Mandla Mandela, disse ontem à televisão pública sul-africana 'SABC' que sua família tem certeza que 'os doutores estarão em breve completamente satisfeitos com os exames que estão fazendo e o enviarão para casa outra vez'.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, já confirmou ontem que Mandela se encontra 'estável' e 'responde positivamente' ao tratamento.

Nelson Mandela lutou durante 67 anos contra o regime racista do 'apartheid', imposto pela minoria branca da África do Sul até 1994.

Após passar 27 anos na prisão, Madiba foi nomeado prêmio Nobel da Paz em 1993 e se tornou, um ano depois, o primeiro presidente negro da história da África do Sul.

O ex-mandatário fora internado em 9 de março para ser submetido a exames médicos de rotina.

O prêmio Nobel da Paz de 1993 havia sido operado em dezembro passado de cálculos na vesícula e tratado de complicações respiratórias, durante uma estadia de mais de duas semanas no hospital, o que provocou insistentes rumores sobre sua morte.

Mandela vive entre Johanesburgo e Qunu, cidade onde passou sua infância, sob permanente vigilância médica.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

https://noticias.br.msn.com/mundo/mandela-est%c3%a1-bem-e-segue-melhorando-da-pneumonia-diz-esposa