Regime sírio acusa rebeldes de usar armas químicas em Aleppo

19/03/2013 11:00
Imagem ilustrativaImagem ilustrativa

A agência de notícias estatal síria Sana acusou nesta terça-feira os rebeldes sírios de terem feito um ataque com armas químicas contra a região rural de Khan al Assad, na Província de Aleppo. De acordo com a agência, pelo menos 15 pessoas morreram na ação.

Segundo a Sana, outras 85 pessoas ficaram feridas, a maioria delas civis. Minutos depois, grupos rebeldes acusaram o regime de ter detonado o artefato. As informações sobre o ataque não podem ser confirmadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime sírio à entrada de jornalistas internacionais.

Esta é a primeira vez que o regime sírio acusa os rebeldes de usarem armas químicas, embora em dezembro tenha acusado os rebeldes de ter o tipo de armamento. Nos últimos meses, o regime foi acusado em diversas ocasiões pelo uso do armamento, que não foi confirmado.

 

Mais tarde, o ministro da Informação sírio, Omram al Zoabi, acusou os opositores pelo ataque. Também disse que a Turquia e o Qatar, que apoiam os rebeldes, possuem "responsabilidade moral, legal e política" pelo uso das armas químicas.

 

O regime do ditador Bashar Assad possui uma quantidade indeterminada de armas químicas em seu controle. Em reiteradas ocasiões, o governo sírio disse que só usaria o armamento se estivesse ameaçado por uma intervenção estrangeira.

No entanto, a instabilidade política no país causa preocupação das potências internacionais de que o arsenal caia nas mãos dos rebeldes, em especial de grupos ligados à rede terrorista Al Qaeda. Os Estados Unidos afirmam que a única possibilidade de intervenção na Síria é se há o uso comprovado das bombas químicas.

O conflito na Síria completou dois anos na semana passada. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 70 mil pessoas morreram no período e 1 milhão saíram do país em busca de refúgio, em especial em acampamentos de países vizinhos. 

Folha de São Paulo