Tribunal egípcio rejeita ação contra humorista de TV

19/04/2013 09:12

Ação pedia banimento da TV do humorista Bassem Youssef.
Ele é acusado de insultar o presidente Morsi e a religião muçulmana.

 

Da Reuters

 
1 comentário

Um tribunal egípcio rejeitou neste sábado (6) uma ação judicial que pedia o banimento da TV de um popular humorista acusado de insultar o presidente e a religião muçulmana, mas ele ainda é alvo de uma investigação criminal por denúncias semelhantes.

Críticos do governo consideram os processos contra o humorista Bassem Youssef - que citou como seu modelo o comediante Jon Stewart, do "The Daily Show", nos EUA - como parte de uma repressão aos dissidentes. O governo do presidente Mohamed Morsi e seus aliados da organização Irmandade Muçulmana negam ter essa intenção.

Uma corte do Cairo rejeitou a petição de Mahmoud Abu el-Aineen, um advogado islamista que pedia a proibição do programa de Youssef e o fechamento do canal independente de TV CBC, disseram fontes do setor judicial.

Youssef se tornou famoso com um programa satírico online após o levante popular que levou à derrubada do presidente anterior, Hosni Mubarak, em 2011. Ele foi libertado sob fiança no domingo, após o procurador-geral ter ordenado sua prisão.

Humorista egípcio e apresentador de TV Bassem Youssef em frente ao escritório do Tribunal do Cairo no último domingo (31) no Egito (Foto: AFP PHOTO / KHALED DESOUKI)Humorista egípcio e apresentador de TV Bassem Youssef em frente ao escritório do Tribunal do Cairo no último domingo (31) no Egito (Foto: AFP PHOTO / KHALED DESOUKI)

O procurador acusa Youssef de insultar o Islã e minar o poder de Morsi.

A ação encaminhada pelo advogado El-Aineen, que trabalha para a Irmandade Muçulmana, mas apresentou a queixa por conta própria, não está relacionado com a ação movida pela Procuradoria-Geral.

Na terça-feira, autoridades do Egito ameaçaram cancelar a licença da CBC porque o programa de Youssef viola as normas que regem os meios de comunicação no Cairo, onde a emissora tem sua sede, informou a mídia estatal.

https://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2013/04/tribunal-egipcio-rejeita-acao-contra-humorista-de-tv-.html