Dona de casa morre com suspeita de gripe suína em Alterosa

10/06/2013 23:10

Vítima estava com sintomas forte de gripe há uma semana. Unidade de saúde confirma suspeita de Influenza H1N1

 
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM 10/06/13 - 19h47

A região do Sul de Minas está em alerta. Uma dona de casa, do município de Alterosa, pode ter sido mais uma vítima da Influenza A, a gripe suína. Ângela Maria Gomes, de 58 anos, morreu nesse domingo (9) com suspeita da doença após ter sido internada com pneumonia. A vítima estava internada em Alfenas, também no Sul de Minas, no Hospital Universitário Alzira Velano.

 

Conforme informações de funcionários da unidade de saúde, Ângela estava aos cuidados da instituição há uma semana. Com gripe forte, a dona de casa foi internada em estado grave. Ainda de acordo com o hospital, a causa morte declarada no atestado de óbito apontou complicações respiratórias em decorrência da gripe suína.

Os médicos ainda recomendaram que o corpo da vítima fosse em caixão lacrado, para a zona rural de Alterosa, onde morava com a família, e que o enterro fosse agilizado.

A reportagem, tentou falar com a Secretaria Municipal de Saúde de Alterosa, que segundo a unidade de saúde, acompanha o caso, mas ninguém foi localizado. O hospital Alzira Velano não soube informar se o material genético da vítima foi recolhido para análise, mas disse que a paciente foi tratada com o medicamento tamiflu, usado em pessoas com o diagnóstico da doença.

A família da dona de casa informou que vai pedir o exame no corpo para confirmar a causa da morte. A Secretaria de Saúde de Alterosa informou que não havia kits no município para fazer a coleta de secreção da garganta da paciente e que essa semana os materiais serão adquiridos na Superintendência Regional de Saúde de Alfenas.

Histórico.
Minas Gerais já registrou 23 casos da doença neste ano. A primeira morte no Estado foi confirmada no início no mês passado em Extrema, no Sul de Minas. O segundo óbito aconteceu na cidade de Pouso Alegre. O vírus detectado pela Fundação Ezequiel Dias como causa morte foi a Influenza B. Na última quarta-feira (29), a SES confirmou a terceira morte em Curvelo, na região Central. A Secretária de Estado de Saúde (SES) ainda analisa os demais casos.

https://www.otempo.com.br/cidades/dona-de-casa-morre-com-suspeita-de-gripe-su%C3%ADna-em-alterosa-1.661379