Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa

13/03/2013 16:01

Diante de fiéis ansiosos na Praça de São Pedro, a chaminé da Capela Sistina emitiu fumaça branca às 19h07 desta quarta-feira (15h07 em Brasília) - indicativo de que a Igreja Católica elegeu um novo papa. Os 115 cardeais estavam isolados desde terça-feira (12) no interior da capela e realizaram até cinco votações para atingir um consenso. Além da fumaça branca, os badalos de sinos ecoaram no Vaticano para que não restassem dúvidas de que o novo papa já foi escolhido.

Veja o especial do iG sobre o conclave

 

AP
Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina indicando que Igreja Católica tem novo papa

 

Quarta de manhã: Fumaça preta indica que Igreja segue sem papa

Terça-feira:  Primeira votação de conclave termina sem eleição de novo papa

A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não esolheram um novo papa. Mas se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido, que ainda não foi anunciado, atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).

Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta na Capela Sistina e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva na terça-feira no conclave para eleger o sucessor de Bento 16 , que surpreendeu os católicos do mundo no mês passado ao se tornar o ptimeiro papa em 600 anos a renunciar .

Scherer vs. Scola : Antes da fumaça, disputa fica entre romanos e reformistas

Veladamente: Mesmo sem campanha oficial para o papado, bebês ganharam beijinhos

O conclave teve a data marcada depois que Bento 16 deixou oficialmente o cargo no mês passado. Esse fato quase inédito provocou tumulto na Igreja e expôs a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que queriam um papa que purifique a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferiam um pastor que possa inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização.