Hospital está sem fazer ultrassom

16/03/2013 09:53
Por: RIVADÁVIA DIAS * - ESTAGIÁRIA
A única máquina de ultrassom do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, está quebrada há quatro meses. O problema no equipamento, que atendia cerca de 150 pessoas por mês, está fazendo com que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE) ou retirem dinheiro do próprio bolso para realizar o exame.

Segundo funcionários, problemas também ocorrem com a máquina de raio-X e com a de endoscopia. “Além dos pacientes, também precisamos fazer exames constantes e estamos impedidos”, disse uma funcionária, que também reclamou da sobrecarga de trabalho. “O exame de endoscopia também está suspenso para pacientes externos e funcionários, só os pacientes internos podem fazer”.

Segundo a Assessoria de Comunicação da unidade, a solicitação de conserto da máquina já foi encaminhada para a Universidade Estadual de Ciências daSaúde de Alagoas (Uncisal), que é responsável pelo hospital. “Todo o processo de compra ou conserto realizamos aqui, mas dependemos da Uncisal, até financeiramente”, explicou a assessoria.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

 
HÉLVIO AUTO. Com máquina quebrada, pacientes ficam prejudicados