Secretaria de Saúde inicia ações de combate à hanseníase nesta segunda-feira

16/03/2013 09:59

Secretaria de Saúde inicia ações de combate à hanseníase nesta segunda-feira


 

No período de 18 a 22 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Controle à Hanseníase, realiza ações com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença em estudantes na faixa etária entre 5 e 14 anos que vivem nas áreas de risco.

Os apoiadores da campanha irão distribuir medicamentos vermiculares para esses estudantes. As atividades integram as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo dados do MS, o Brasil registrou, em 2011, 30.298 novos casos de hanseníase, o que representou uma queda de 15% em relação ao ano anterior. No Amapá, em 2012, foram registrados 153 casos da doença. Desses, 12 casos foram diagnósticos em crianças.

A coordenadora estadual do Programa de Hanseníase, Lenise Azevedo, explicou que as atividades de campo serão executadas por agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e técnicos das secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

“Nosso objetivo é detectar esses casos, pois, muitas vezes, há membros na família que têm a doença e desconhecem os sintomas. Sendo assim, detectados os casos nas crianças e adolescentes, além de tratá-los, iremos cuidar dos possíveis pacientes de suas casas”, destacou Lenise.

Os alunos que apresentarem os sintomas serão encaminhados à Rede de Atenção Básica de Saúde para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento.

“Os casos diagnosticados como positivos serão encaminhados para tratamento nos postos de saúde. Sendo uma situação que exija maior cuidado, iremos encaminhá-lo para o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), onde este terá atendimento de profissionais qualificados”, salientou a coordenadora do programa.


Edy Wilson Silva/Sesa