Site oficial do Vaticano muda brasão e anuncia escolha do novo papa

13/03/2013 16:44

O site oficial do Vaticano trocou o brasão que simbolizava a Sé Vacante (período no qual não há um pontífice, após a renúncia do Papa Emérito Bento XVI) pelas famosas palavras em latim que anunciam a escolha do novo papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que se chamará Francisco I.

Brasão no site do Vaticano foi trocado, anunciando o consenso do conclave e a escolha do novo papa (Foto: Reprodução)Brasão no site do Vaticano foi trocado, anunciando o consenso do conclave e a escolha do novo papa (Foto: Reprodução)

Pouco depois que a fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, o símbolo do site que indicava o período de Sé Vacante foi substituído por “Habemvs Papam”, frase dita também na praça de São Pedro pouco do anúncio.

Brasão anterior simbolizava a Sé Vacante, desde a renúncia de Bento XVI (Foto: Reprodução)Brasão anterior simbolizava a Sé Vacante, desde a renúncia de Bento XVI (Foto: Reprodução)

A conta oficial da imprensa do Vaticano no Twitter, utilizada para fazer a comunicação dos fiéis, também tuitou uma mensagem com a famosa fase em latim que anuncia o fim do período de Sé Vacante.

Vaticano postou em seu perfil oficial no Twitter que novo papa foi escolhido (Foto: Reprodução)Vaticano postou em seu perfil oficial no Twitter que novo papa foi escolhido (Foto: Reprodução)

No minutos seguinte que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, em Roma, o perfil tuitou “HABEMUS PAPAM”, seguido de diversos emoticons que parecem comemorar o anúncio da escolha do novo pontífice.

Em menos de meia-hora após a mensagem ser postada, a frase foi retuitada mais de 6 mil vezes. O perfil do Vaticano possui mais de 36 mil seguidores.