Um em cada 20 PCs no mundo está infectado, diz Kaspersky

07/05/2013 11:01

Número representa cerca de 50 milhões de todos os PCs. Ao considerar apenas máquinas que não possuem antivírus instalados, o número aumenta em 8%.

Um em cada 20 computadores em todo mundo está infectado, segundo umlevantamento divulgado na segunda-feira (6) pela Kaspersky Lab. O número representa apenas 5% dos PCs no mundo - incluindo aquelas que possuem algum tipo de antivírus instalado. E o número aumenta ainda mais (para 13%) quando consideradas apenas as máquinas que não possuem software de proteção.

Os países que apresentaram o menor nível de contaminação, segundo o estudo são: Alemanha, Áustria, e Suíça - todos com menos de 3% de infecções. Já os mais afetados são: Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.

"A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados", disse o CEO da Kaspersky Lab, Eugene Kaspersky.

Segundo o executivo, uma solução de segurança não garante 100% de proteção, mas as estatísticas apontadas pela pesquisa são graves. "O único aspecto positivo é que os computadores infectados sem software de segurança contabilizam o triplo de contaminação. É evidente que a qualidade das soluções não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado."

Os dados do estudo foram coletados por meio da ferramenta Kaspersky Security Scan (KSS), que verifica a incidência de malwares e reúne estatísticas de segurança. A empresa considerou para esta análise PCs com Windows, com e sem antivírus instalados, em computadores domésticos e de pequenas empresas.

 

https://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/06/um-em-cada-20-pcs-no-mundo-esta-infectado-diz-kaspersky/